N-Faro e Comodoro Rivadávia cidades germinadas

January 13th at 8:46pm

O Presidente da Cámara de Faro visitou Comodoro Rivadavia.

No dia 25 de maio a Comunidade Portuguesa de Comodoro Rivadávia, viveu a festa patriótica argentina do aniversário da Revolução de Maio com dobrado sentimento, porque aos festejos uniu-se a presença do Sr. Presidente da Cámara de Faro, Engº Macário Correia, que lhes trouxe as saudades da Pátria mãe.
O Engº Macário Correia foi declarado “huésped de honor” da cidade de Comodoro Rivadávia pelo autarca ( « Intendente » ) Dr. Martín Buzzi, e teve a honra de presidir a parada cívico-militar com que se homenageou a Pátria Argentina. Logo lhe foi oferecido pelas autoridades municipais um almoço crioulo. 
Os dois funcionários  assinaram uma Declaração de Cooperação Internacional entre ambas cidades, com o objetivo de intercambiar conhecimentos para o desenvolvimento sustentável dos recursos marinos.
Pela tarde, o visitante foi gratamente surpreendido com um espetáculo cultural onde se uniram as duas culturas ( argentina e portuguesa )  com música, dança e recitados interpretados por conjuntos folclóricos argentinos, um cantor patagónico, grupos folclóricos da Associação Portuguesa, e o recitador Angel Barredo. As autoridades intercambiaram lembranças e foram alvo de muitos aplausos do numeroso público presente que enchia o amplo recinto do Centro Cultural da cidade.
Logo, na sede da nossa  Associação fue inaugurada uma exposição de pinturas e esculturas de artistas luso-descendentes, em homenagem à Pátria Argentina, e para mostrar ao visitante outra atividade cultural que realiza a Associação Portuguesa: oferecer um espaço aos artistas de Comodoro Rivadávia para  a exposição da sua diversidade criadora.
Pela noite, a comunidade portuguesa reuniu -se num jantar de convívio com o Sr. Presidente da Cámara de Faro, para lhe testimunhar a sua gratidão pela saudosa visita, e no qual foram ditas palavras de boas – vindas a cargo do Cônsul Honorário de Portugal Comendador Dr. José Maria Amado  Mais uma vez o Sr. Presidente foi gratamente surpreendido pela apresentação do cantor luso-descendente Luis Viegas, quem –acompanhado pelas guitarras dos irmãos Calo, emocionaram com a interpretação de fados, especialmente a sua criação do Fado “Foi Deus”, tangos e zambas argentinas, para honrar a data pátria argentina, que se comemorou naquele dia.
No dia 26, o Sr. Presidente da Cámara Municipal  de Faro , Eng. Macário Correia , foi convidado a realizar um “city-tour”, pela cidade. Durante tres horas, foi visitando os bairros das cidades de Comodoro Rivadavia  e Rada Tilly, e seus arredores. 
Como síntese do que viu, o Engº Macário Correia disse que Comodoro é uma cidade alegre, progresista e com um futuro que se palpita no movimento que observou nas ruas, mas o que mais lhe impressionou foi a calidez da gente que mora aqui e que apesar de proceder das mais  diversas culturas do mundo, manifestam-se com muito fervor patriótico, nomeadamente na parada cívico- militar que teve oportunidade de presenciar.